plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAIBA MAIS!

Neurologista pediatra explica detalhes do autismo

Ao constatar os primeiros sinais de autismo em uma criança é extremamente importante consultar um médico especialista

Imagem ilustrativa da notícia Neurologista pediatra explica detalhes do autismo camera A neurologista pediatra, Ana Leão . | ( Reprodução )

O diagnóstico do autismo envolve uma avaliação completa do desenvolvimento da criança ou adulto em várias áreas, incluindo comunicação, interação social, comportamento e interesses repetitivos ou restritos. A neurologista pediatra Ana Leão, explica o que é o autismo e como é importante os pais estarem atentos aos sinais da criança.

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação social e interação com as pessoas, promovendo interesses restritos e repetitivos do comportamento e alterações da sensibilidade. As pessoas com autismo podem ter dificuldade na comunicação verbal e não verbal, na interação social e na flexibilidade de pensamento e comportamento. Trata-se de uma alteração do desenvolvimento que pode ter diversas causas como falta de oxigênio ao nascer, prematuridade, uso de substância tóxicas na gestação e na maioria dos casos pode estar associada a alterações genéticas complexas.

O que muitos pais têm dúvidas é sobre quando procurar um médico, a neurologista conta quando são dados os primeiros sinais e é preciso procurar um diagnóstico. “Os primeiros sinais de autismo podem ser detectados já nos primeiros meses de vida, mas são mais facilmente observados entre 18 e 24 meses. No entanto, o diagnóstico definitivo pode demorar mais tempo, pois os sintomas podem ser sutis e são variados em cada caso”, explica ela.

CONTEÚDO RELACIONADO

Os pais precisam estar atentos aos sinais para entender se de fato o filho é autista ou tem outro tipo de déficit Ana Leão diz que os primeiros sinais podem ser observados a partir dos 6 meses, quando os bebês não choram por nenhum motivo e não tem reações, não olham as mães durante a mamada e tem falta de interesse em brinquedos e pouco interage com outras pessoas. Ser muito sensível a sons, luzes, texturas e cheiros, balançar o corpo, bater palmas imotivadamente, girar objetos, fazer sons repetitivos, dificuldade em balbuciar, falar palavras simples ou formar frases, ou quando na presença de fala não utilizar esta fala com intuito de estabelecer comunicação.

Comunicação e Interação Social: Dificuldade em estabelecer e manter contato visual com dificuldade na comunicação social, podendo ou não haver atrasos de linguagem verbal, dificuldade em compreender e responder a expressões faciais e linguagem corporal; preferência por brincadeiras isoladas com dificuldade em interagir com outras crianças, dificuldade em iniciar e manter conversas; fala repetitiva, interpretação literal da linguagem dificuldade em compreender regras sociais e normas de comportamento.

Alteração do Comportamento Movimentos repetitivos; apego excessivo a rotinas e resistência a mudanças; interesses intensos e restritos em tópicos específicos; Alteração sensorial (hipo ou hipersensibilidade a sons, luzes, texturas);

Como o diagnóstico é realizado

A neurologista explica como é feito o diagnóstico, que também é outra dúvida recorrente dos pais. “O diagnóstico do autismo é feito por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como Neuropediatra ou Psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e fonoaudiólogo. A avaliação inclui a observação da criança, entrevistas com os pais e a aplicação de testes específicos”. Explicou a neurologista.

Por isso é importante estar atento aos sinais que a criança dar e procurar um especialista para que o diagnóstico seja dado de forma correta.

Repórter: "Thayná Coelho é formada em Jornalismo, mãe de uma princesa e gosta de trocar dicas de maternidade, escrever sobre saúde, entretenimento e política. Ama futebol, é torcedora do Clube do Remo e fã de Harry Potter".

Coordenação: "Ana Paula Azevedo é paraense, formada em Comunicação Social – Jornalismo e mãe do baby Maurício, de 10 meses. É apaixonada por pizza e churrasco”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias